As minhas pacientes mulheres sempre chegam ao meu consultório se queixando de coisas parecidas. Por isso, preparei esse post pra responder as 3 perguntas que mais recebo. Confira!
Retenção de líquido: Sem dúvida, é uma queixa unanime. O excesso de sódio é um dos vilões e está presente na maioria dos alimentos industrializados: queijos, biscoitos, salgadinhos, embutidos (como presunto e peito de peru), enlatados e em muitos adoçantes também.
Uma ótima dica é aumentar o consumo de alimentos fontes de cálcio associado ao magnésio, para diminuir, assim, a absorção de sódio. Bons exemplos são as folhas verdes escuras e as oleaginosas (castanha, nozes, amêndoas, etc).
Evite os carboidratos refinados como pães, biscoitos e arroz branco, de preferência sempre aos integrais. Aumente o consumo de chás diuréticos como: hibisco, camomila, erva doce, cidreira que também auxiliam a digestão e causam menor sensação de estufamento abdominal.
Celulite: Nada mais é que um quadro inflamatório, por isso a terminologia “ite” (assim como rinite, sinusite, amigdalite). Somado a má circulação, a alimentação tem uma ligação direta com aumento ou diminuição da inflamação.
Neste caso, o ideal seria diminuir os alimentos de perfil inflamatório, como as gorduras ômega-6 e trans, além de alimentos refinados (açúcares), leite e derivados (para algumas pessoas), entre outros. É muito importante que vocês olhem os ingredientes dos produtos nos rótulos e se nele estiver descrito gordura vegetal hidrogenada é porque o produto tem gordura trans. Então fuja!
Além de evitar os alimentos de perfil inflamatório, é importante incluir alimentos que façam o contrário. Prefira frutas, verduras, peixes (os ricos em ômega-3), azeite e o grupo das oleaginosas. Destaque para o açafrão da terra (ou cúrcuma), que melhora muito os processos inflamatórios. Outra possibilidade é melhorar a microcirculação, os alimentos vasodilatadores podem ajudar: como a beterraba e oleaginosas.
Flacidez: O principal, neste caso, é manter-se ativa sempre, com exercícios físicos, por exemplo. O ideal seria que praticassem exercícios de força, afim de aumentar a massa muscular que ajuda na firmeza da pele. Mantenha um alto consumo de alimentos fontes de vitamina C. Desta forma, seu corpo mantém a produção endógeno (natural) de colágeno, além de proteínas e/ou aminoácidos.
Gostou desse post? Inscreva-se aqui e receba outros!