Dicas Fit

O que é glúten e como a proteína pode causar alergia e hipersensibilidade

novembro 28, 2015

Nos dias de hoje, muitas pessoas são contra o consumo de glúten e procuram sempre alimentos que evitam a proteína em sua composição. Mas você já se perguntou qual é o problema?

O glúten está presente em alguns cereais, como trigo, aveia, centeio e até cevada. A proteína é responsável por dar elasticidade, crescimento e umidade as massas, como as dos pães.  O problema é que ela apresenta duas frações proteicas que dificultam a digestão. Alguns organismos apresentam maior sensibilidade ou, até mesmo, alergia à proteína, chamada de doença celíaca.

As frações proteicas são chamadas degliadina e glutenina. A primeira é facilmente digerida pelo organismo. Já a segunda, glutenina, é a porção que o organismo não digere, podendo causar agressões na mucosa intestinal. Além disso, pessoas não alérgicas, mas que consomem muitos alimentos ricos em glúten, podem desenvolver a hipersensibilidade alimentar à proteína, sendo prejudicial também.

♥ Dica da Nutri:  5 dicas para ter a sensação de saciedade rapidamente

Se você for alérgico ou quiser reduzir as chances de desencadear o processo de hipersensibilidade alimentar ao glúten, a dica é consumir fontes de carboidratos isentos da proteína, como tapioca, batata yacon e mandioca (temperados com azeite e ervas finas fica uma delícia!).

Os pacientes que têm doença celíaca ou hipersensibilidade ao glúten apresentam sintomas bastante diferentes. Por isso, procure um nutricionista para fazer uma avaliação nutricional criteriosa e personalizada.

Receba mais dicas da Dra. Isabella. Clique aqui!

Veja também