Projeto 21 dias – Fase 1 – Dia 4

Curiosidade: Sono

Sabia que uma única noite mal dormida é suficiente para aumentar a glicemia de jejum (açúcar no sangue)? Esse evento a médio e longo prazo levam a resistência à insulina, o primeiro passo para o desenvolvimento de diabetes, obesidade e doenças cardiometabólicas.

Os estudos ainda mostram que dormir menos que 7h por noite aumenta significativamente a vontade de beliscar alimentos ricos em carboidratos: pão, bolo, biscoitos, doces, refrigerantes e sucos no período da tarde/noite. Além de diminuir o apetite por alimentos nutritivos como frutas, verduras e legumes. Conheces alguém assim?!

Pessoas que estão em dietas para emagrecimento que dormem pouco, perdem mais peso em forma de músculo do que de gordura em si. A qualidade do sono é fundamental para o funcionamento do
metabolismo. Quem dorme pouco (ou mal) gasta menos energia, come mais (ou em pior qualidade), tem dificuldade em ganhar massa muscular, tem dificuldade para se concentrar e memorizar informações novas e ainda vive cansado, prostrado, sem energia pra nada!

Nossos hábitos alimentares noturnos têm influência direta na qualidade do sono. Não comer nada muito pesado antes de dormir e fazer uma ceia equilibrada antes de deitar é muito eficiente para a qualidade de sono, além de otimizar a produção de melatonina, o hormônio que garante um sono de qualidade. Frutas como: banana, cerejas, kiwi, além da aveia e cacau em pó que são bem legais para esse horário.

Mas ó: não adianta se alimentar bem antes de dormir e não largar o celular, ficar no tablet, TV ou computador.

Leituras recomendadas