Quem não gostaria de ter uma barriga de tanquinho ou pelo menos ter uma barriga sequinha??? Abaixo citei os grandes vilões para o aumento de gordura localizada na região abdominal:
- Bebida alcoólica
Além de seu efeito intoxicante – que pode desequilibrar a parte hormonal e glicemia – o álcool também é catabólico. Isso acarreta na perda de massa muscular, queda do metabolismo e ganho de gordura. Além disso, o álcool desfavorece a saúde intestinal, que é o ponto de partida para equilíbrio e saúde.
- Doces
Os carboidratos e os açúcares que consumimos em excesso, estocamos na forma de gordura. Os açúcares, em geral, estão muito associados ao aumento de fome e ansiedade, favorecendo a uma busca por alimentos calóricos ao longo do dia.
- Refrigerante
Cheio de conservantes, corantes e/ou adoçantes, o refrigerante exerce efeito intoxicante e promove a alteração da microbiota intestinal – podendo desequilibrar os hormônios. O refrigerante tem pH ácido que desequilibra todo o trato gastro intestinal, além aumentar a excreção de cálcio – importante para regulação do hormônio insulina, associado a transporte do açúcar. Substitua os refrigerantes por sucos menos calóricos (limonada, maracujá, acerola), chás e água.
- Frituras
Além de ter calorias vazias, tem gorduras da pior qualidade! As frituras são péssimas para a saúde intestinal, desequilibram a permeabilidade, favorecendo o aumento de inflamação. Sempre que alteramos a microbiota intestinal, podemos desequilibrar hormônios, como a serotonina (hormônio do prazer) – também produzida no intestino que exerce um papel importante no apetite e na ansiedade.
- Leite e derivados
São mal digeridos pela maioria das pessoas, além de aumentar produção de gases – gerando estufamento abdominal. Desfavorecem a saúde da microbiota intestinal e aumentam a inflamação. Essa última é muito associada ao ganho de gordura.
- Carboidratos refinados (pães, biscoitos, massas)
Os alimentos refinados têm o mesmo efeito que os açúcares. Geralmente, são pobres em vitaminas e minerais, aumentam a compulsão e ansiedade e favorecem o acumulo de gordura.
- Alimentos industrializados
Cheio de conservantes, sal (retenção de líquidos), açúcar (aumento da glicemia e estoque de gordura), geralmente são pobres em nutrientes e desfavorecem o metabolismo.
Além dos vilões que devemos evitar, é importante a prática de atividade física com frequência por pessoas que querem evitar o acúmulo de gordura na região abdominal.
Curtiu essa dica? Assine aqui para receber muitas outras!