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Retenção de líquido, celulite, flacidez? Como combater!

julho 27, 2016

As minhas pacientes mulheres sempre chegam ao meu consultório se queixando de coisas parecidas. Por isso, preparei esse post pra responder as 3 perguntas que mais recebo. Confira!

Retenção de líquido: Sem dúvida, é uma queixa unanime. O excesso de sódio é um dos vilões e está presente na maioria dos alimentos industrializados: queijos, biscoitos, salgadinhos, embutidos (como presunto e peito de peru), enlatados e em muitos adoçantes também.

Uma ótima dica é aumentar o consumo de alimentos fontes de cálcio associado ao magnésio, para diminuir, assim, a absorção de sódio. Bons exemplos são as folhas verdes escuras e as oleaginosas (castanha, nozes, amêndoas, etc).

Evite os carboidratos refinados como pães, biscoitos e arroz branco, de preferência sempre aos integrais.  Aumente o consumo de chás diuréticos como: hibisco, camomila, erva doce, cidreira que também auxiliam a digestão e causam menor sensação de estufamento abdominal.

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Celulite: Nada mais é que um quadro inflamatório, por isso a terminologia “ite” (assim como rinite, sinusite, amigdalite). Somado a má circulação, a alimentação tem uma ligação direta com aumento ou diminuição da inflamação.

Neste caso, o ideal seria diminuir os alimentos de perfil inflamatório, como as gorduras ômega-6 e trans, além de alimentos refinados (açúcares), leite e derivados (para algumas pessoas), entre outros. É muito importante que vocês olhem os ingredientes dos produtos nos rótulos e se nele estiver descrito gordura vegetal hidrogenada é porque o produto tem gordura trans. Então fuja!

Além de evitar os alimentos de perfil inflamatório, é importante incluir alimentos que façam o contrário. Prefira frutas, verduras, peixes (os ricos em ômega-3), azeite e o grupo das oleaginosas. Destaque para o açafrão da terra (ou cúrcuma), que melhora muito os processos inflamatórios. Outra possibilidade é melhorar a microcirculação, os alimentos vasodilatadores podem ajudar: como a beterraba e oleaginosas.

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Flacidez: O principal, neste caso, é manter-se ativa sempre, com exercícios físicos, por exemplo. O ideal seria que praticassem exercícios de força, afim de aumentar a massa muscular que ajuda na firmeza da pele. Mantenha um alto consumo de alimentos fontes de vitamina C. Desta forma, seu corpo mantém a produção endógeno (natural) de colágeno, além de proteínas e/ou aminoácidos.

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