Dicas Fit, Dieta, Saúde

Açúcar: Qual o melhor para sua saúde?

abril 3, 2019
Açúcar: Qual o melhor para sua saúde?

Quando o assunto é açúcar ainda há muita confusão! Muitas pessoas querem trocar açúcar refinado por açúcar demerara, mascavo, açúcar de coco, será que é uma boa opção?

Vamos primeiro entender o AÇÚCAR REFINADO. Durante o processo de refinamento ele passa por processo químico, que tem muito enxofre, isso para ele ficar branquinho, dai perde as vitaminas / minerais, e você ingere GLICOSE PURINHA PURINHA à COM IMPACTO MUITO NEGATIVO NA SUA SAÚDE COMO:

Doenças cardiovasculares/ obesidade/ diabetes/ problemas gastrointestinais (constipação, gases, diarreia, disbiose)/ fadiga/ depressão/ altera o colágeno (RUGAS , CELULITE E ENVELHECIMENTO PRECOCE)/ piora TPM/ Da (diabetes tipo 3)/ aumenta a fome/ reduz a imunidade/ problemas hepáticos (esteatose).

O açúcar de coco, de todos é o que tem menor índice glicêmico (ou seja, absorção do açúcar é mais lenta) , mas hoje sabemos que o mais importante é a CARGA GLICÊMICA! A carga glicêmica é a quantidade de carboidratos que vai ser absorvida no final das contas.

E a carga glicêmica do açúcar de coco e do açúcar comum (ou mascavo, ou demerara, ou qualquer outro) é a mesma! Não importa o quão rápido ou lento isso aconteça!

Açúcar é açúcar, não importa qual seja.

Se você está tratando diabetes, esteatose hepática não alcoólica, hipercolesterolemia, sobrepeso/ obesidade, a resposta para QUALQUER tipo de açúcar é a mesma!

É lógico que aqui estamos falando sobre o consumo REGULAR de açúcar, ok? Comer ocasionalmente e com equilíbrio não irá provocar danos graves à saúde (a menos que você tenha alguma condição específica), no máximo um desconforto gastrointestinal, apetite aumentado, dor de cabeça, inchaço, acne etc..

Então qual a solução para retirar ou substituir o acucar?

Vá reduzindo o açúcar aos poucos, tentando apreciar o sabor natural dos alimentos… Consuma sucos, iogurtes sem açúcar. E Os alimentos mais amargos use adoçantes naturais na forma de rodizio: stevia, xilitol, eriritrol. Nem pensar em outros tipos de adoçantes , porque estimulam a insulina, inflamam o corpo e aumenta a vontade de doces.

Quer saber mais? Dê uma olhada no meu canal no Youtube 😉

 

Veja também