Cursos     Minha conta     Meus cursos
Dicas Fit, Saúde

A importância da amamentação

julho 10, 2019
A amamentação é a única coisa que o bebê precisa nos primeiros meses de vida! No artigo de hoje, confira algumas dicas para aumentar a produção de leite!

O leite materno é o alimento mais completo, considerado o melhor alimento do mundo. Esse alimento atende à todas as necessidades de nutrientes. Além disso, a amamentação é perfeitamente adaptada ao metabolismo do bebê, sendo somente o que ele precisa nos primeiros meses de vida! 

Constituído de 88% de água, que sacia completamente a sede do bebê, o leite materno contém a mistura perfeita dos macronutrientes. Esse alimento contém 55% de suas calorias de gorduras, 38% de carboidratos e apenas 7% de proteínas.

A amamentação confere benefícios de médio e longo prazo. Dentre os benefícios, está incluso a proteção da criança contra uma variedade de transtornos graves e crônicos, principalmente as alergias alimentares!

O aleitamento fortalece  imunidade, mantém o crescimento e desenvolvimento normais do bebê. Além disso, favorece o vínculo mãe-filho, facilita o desenvolvimento emocional, motor, cognitivo e do sistema nervoso, ou seja, é tudo de bom. É claro que mais tarde, após os 6 meses, conforme amadurece, o bebê se torna gradativamente capaz de receber nutrição diretamente da natureza. Mas, até lá, o aleitamento materno pode e deve ser feito de forma exclusiva.

Querem dicas para aumentar a produção de leite? Continue a leitura e confira!

Dicas para aumentar a produção de leite na amamentação:

1) Beba bastante água. No mínimo, 2 litros ao dia;

2) Não faça dietas restritivas. Porém, não ache que pode comer besteiras nesse momento. Aposte em uma alimentação limpa, com comida de verdade, proteínas, gorduras do bem e carboidratos complexos;

3) Chá da mamãe: Pode-se usar  de 2 a 4 sachês em 1,5 L de água quente e ir bebendo ao longo do dia;

4) Tintura de alfafa: 15 gotas de cada em um pouco de água, 3 vezes ao dia;

5) Amamente, pelo menos, 8 vezes por dia. Quanto mais amamentar, maior será a estimulação de produção láctea;

6) Retire o leite com bombinha: Esta ação também pode ser um ótimo estímulo. 

Para evitar rachaduras nos seios,  passe o próprio leite na aréola e no mamilo.  Fique cerca de 10 minutos com a luminária a um palmo de distância do peito. Além dessa dica, pegar sol por 10 minutos nas mamas também ajuda muito no processo de cicatrização.

Beijos da nutri.

Veja também