Dicas Fit, Saúde

Enxaqueca se trata com alimentação adequada!

maio 11, 2016

Você tem enxaqueca e trata com medicação? Nada disso!!! A alimentação inadequada é uma das causas da enxaqueca. Aqui vai uma lista de alguns alimentos que ajudam nesse mal: 

  • As frutas cítricas (laranja, lima, limão e tangerina): possuem uma substância chamada de octopamina, que é vasodilatadora (aumenta o calibre do vaso sanguíneo e o aporte de sangue), e isso pode favorecer a enxaqueca em pessoas com pré-disposição.
  • Alimentos ricos em cafeína e termogênicos: também são vasodilatadores e devem ser evitados, como os chás escuros (preto, verde), a pimenta e o café.
  • Queijos amarelos e embutidos: contém uma substância chamada tiramina (também vasodilatadora).
  • O tão falado glutamato monossódico (realçador de sabor) presente em salgadinhos, shoyo, caldos de carnes industrializados etc..
  • Adoçantes artificiais: principalmente o aspartame.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Glúten (presente no trigo, cevada, centeio, aveia)- pão, massas, pizza, torradas, bolos etc.
  • Leite e derivados (queijos, leites, iogurte etc).
♥ Dica da Nutri:  5 dicas para sair do sedentarismo no dia-a-dia

Tão importante quanto identificar as sensibilidades alimentares e adequar sua frequência, é ter uma alimentação adequada.

Procure consumir alimentos ricos em nutrientes que modulam a produção hormonal de serotonina. Aumente o consumo de alimentos que melhorem o quadro inflamatório. O gengibre, por exemplo, favorece uma melhor desintoxicação hepática (limpeza de fígado), para regulação hormonal e atenuação da inflamação etc.

Eu, como nutri, aposto na prescrição de vitaminas e minerais que ajudam a melhorar esse quadro de enxaquecas, como Mg, Zn, Selênio, Vitamina A e E. Além de estimular o meu paciente a beber muita água, já que a falta de água precipita quadros de enxaqueca, assim como manter um intestino saudável usando lactobaccilus.

Curtiu essa dica? Assine aqui para receber muitas outras!

♥ Dica da Nutri:  Você conhece a quinoa?

Veja também