Você tem enxaqueca e trata com medicação? Nada disso!!! A alimentação inadequada é uma das causas da enxaqueca. Aqui vai uma lista de alguns alimentos que ajudam nesse mal:
- As frutas cítricas (laranja, lima, limão e tangerina): possuem uma substância chamada de octopamina, que é vasodilatadora (aumenta o calibre do vaso sanguíneo e o aporte de sangue), e isso pode favorecer a enxaqueca em pessoas com pré-disposição.
- Alimentos ricos em cafeína e termogênicos: também são vasodilatadores e devem ser evitados, como os chás escuros (preto, verde), a pimenta e o café.
- Queijos amarelos e embutidos: contém uma substância chamada tiramina (também vasodilatadora).
- O tão falado glutamato monossódico (realçador de sabor) presente em salgadinhos, shoyo, caldos de carnes industrializados etc..
- Adoçantes artificiais: principalmente o aspartame.
- Bebidas alcoólicas.
- Glúten (presente no trigo, cevada, centeio, aveia)- pão, massas, pizza, torradas, bolos etc.
- Leite e derivados (queijos, leites, iogurte etc).
Tão importante quanto identificar as sensibilidades alimentares e adequar sua frequência, é ter uma alimentação adequada.
Procure consumir alimentos ricos em nutrientes que modulam a produção hormonal de serotonina. Aumente o consumo de alimentos que melhorem o quadro inflamatório. O gengibre, por exemplo, favorece uma melhor desintoxicação hepática (limpeza de fígado), para regulação hormonal e atenuação da inflamação etc.
Eu, como nutri, aposto na prescrição de vitaminas e minerais que ajudam a melhorar esse quadro de enxaquecas, como Mg, Zn, Selênio, Vitamina A e E. Além de estimular o meu paciente a beber muita água, já que a falta de água precipita quadros de enxaqueca, assim como manter um intestino saudável usando lactobaccilus.
Curtiu essa dica? Assine aqui para receber muitas outras!