Cursos     Minha conta     Meus cursos
Dicas Fit

Consumo de alho como hábito alimentar

janeiro 8, 2020
consumo de alho

O alho, um dos temperos mais usados no mundo todo, é um vegetal bulboso como a cebola, originário da Ásia e da Europa. O consumo de alho é muito usado para regular a pressão arterial e combater vários tipos de infecção, isso porque atua melhorando a resposta imune. 

O Alho tem em sua composição uma série de vitaminas: A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), C (ácido ascórbico), PP (niacina) e minerais: Cálcio, Enxofre, Germânio, Iodo, Magnésio, Selênio, Sódio e Zinco, além dos compostos biologicamente ativos, como a alicina. Além disso, reduz discretamente a pressão sanguínea, principalmente graças à sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a circulação do sangue. 

 

Benefícios do Alho 

  • Atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres, sendo esses altamente reativos, prejudicando a estrutura celular e o funcionamento normal do metabolismo da célula; 
  • Possui efeito protetor contra o câncer e doenças cardiovasculares; 
  • Reduz colesterol; 
  • Tem ação anticoagulante; 
  • Ação hipotensora (reduz a pressão); 
  • Inibe o crescimento bacteriano; 
  • Favorece a destoxificação do fígado; 
  • Efeito anti-inflamatório; 
  • Estimula o sistema imunológico. 

O alho tornaria menos provável a agregação das plaquetas (as células envolvidas na coagulação sangüínea) e a sua aderência às paredes das artérias, reduzindo a chance de um infarto do coração. Há evidências de que ele dissolve as proteínas formadoras de coágulo, que podem afetar o desenvolvimento da placa aterosclerótica (que formam os trombos). 

Além disso, reduz discretamente a pressão sanguínea, principalmente graças à sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a circulação do sangue. 

 

Dicas para o consumo de alho

Na hora de comprar: 

É importante observar que uma cabeça firme indica um alho mais fresco. O alho deve ser mantido em lugar seco e não no refrigerador. Um bulbo de alho consiste geralmente de 12 a 16 dentes protegidos por uma casca do tipo pergaminho. Quando a cabeça de alho estiver muito macia, significa que o mesmo não está fresco e é melhor não utilizá-lo. Depois de colhido, o bulbo de alho pode ser armazenado por seis meses a um ano. Observe sempre a data de validade quando já estiverem embalados. 

 

Forma de consumo: 

para que o alho tenha esses efeitos benéficos, ele deve ser amassado ou bem picado e deixado em repouso por 10 minutos antes do preparo (tempo suficiente para ação dos seus compostos). Após esse tempo de repouso pode ser adicionado às preparações como de costume. A melhor forma de consumo é o alho cru, seguido pela forma assada, desidratada e a última opção seria o alho frito. 

 

Quanto consumir? 

1 a 2 dentes de alho por dia. 

Apesar do alho na forma de alimento não ser contra-indicado para gestantes, é importante ressaltar que o consumo excessivo pode passar gosto para o leite materno, por tanto é válido não exagerar para não prejudicar o aleitamento. 

 

Boa dica – Azeite com alho: 

fazer um corte no dente de alho descascado e colocar dentro do vidro de azeite. Ir consumindo o azeite como de costume.

Veja também