O post de hoje é de autoria do Gabriel Junqueira, personal parceiro do #nutriisateam. Confira e tire suas dúvidas sobre musculação!
Ao falarmos em musculação, temos diversas modalidades a serem trabalhadas. Dentre elas, podemos falar nos exercícios feitos com pesos soltos e nos exercícios realizados nas máquinas de musculação. É importante entender a diferença entre as duas!
Quando utilizamos o uso de peso solto, temos uma maior exigência motora já que precisamos de uma contração isométrica de outros grupos musculares – para estabilizar o movimento. Logo, para realizar um movimento com peso solto, temos que estabilizar, contrair e equilibrar, dessa forma, geramos mais gastos energéticos e uma produção maior de hormônios, além de exigir uma boa coordenação motora.
Em contra partida, os exercícios nas máquinas exigem um nível coordenativo menor, pois a ergonomia delas estabilizam o movimento e com isso facilita a execução. Dessa forma, consegue-se isolar mais a musculatura que está sendo trabalhada. Outro benefício nos exercícios nas máquinas é que conseguimos uma maior contração da parte excêntrica do movimento devido a ação das roldanas.
Sendo assim, chegamos a conclusão que o melhor a ser feito na hora de montar uma serie é, primeiramente, levar em consideração o nível de treinamento do aluno. Sendo iniciante, é preciso cuidado com os exercícios com peso livre, já o aluno com maior treinabilidade, sou a favor de mesclar esses dois tipos de exercícios para um treinamento mais adequado para hipertrofia muscular.
Por isso, a importância de ter um profissional qualificado ao lado!
Gostou desse artigo? Inscreva-se aqui para receber mais!