Saúde

Treinar em jejum é saudável?

abril 18, 2018

Muitos pacientes me perguntam sobre treinar em jejum. Será que essa prática é benéfica pro seu corpo? Será que vai te ajudar ou te atrapalhar?

 

Vou responder a essas perguntas no meu ambiente preferido, a academia, tirando essas dúvidas recorrentes sobre treinar em jejum.

Bom, sobre ser bom ou ruim, digo pra vocês o seguinte: depende do seu objetivo!

Caso o seu objetivo seja performance, ou seja, se você é um atleta de alto rendimento ou se você quer ganhar massa muscular, eu NÃO recomendo treinar em jejum.
Mas se o seu objetivo é a perda de gordura, eu recomendo! O jejum diminui muito a secreção da insulina, e essa insulina baixa faz com que você oxide gordura mais facilmente. Então essa estratégia é válida para quem quer perder gordura.

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Porém muitas pessoas não conseguem treinar em jejum e se sentem mal por isso. Calma, é normal acordar com fome!! Você não é obrigado a treinar em jejum se não consegue.

Existem outras estratégias pra potencializar sua perda de gordura além de treinar em jejum. Você pode, por exemplo, comer menos carboidratos antes do treino e potencializar o consumo de gorduras boas. Assim você estimula menos a secreção de insulina e tem o mesmo efeito do treino em jejum.

Não fiquem preocupados porque vocês não conseguem treinar em jejum. Isso é uma adaptação e depende muito do paciente!

Outra pergunta que me fazem: a perda de massa magra acontece no treino em jejum?
Não! A perda de massa magra não acontece se a pessoa está treinando, exercitando seu músculo. A perda de massa muscular acontece com a pessoa que não está fazendo musculação.

♥ Dica da Nutri:  Nutrição funcional e dietas: conheça as estratégias!

Gostaram? Até a próxima dica!

Beijos da Nutri

 

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