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Vegetarianos e musculação: É possível ganhar massa sem comer carne?

outubro 11, 2016

Isso é um pensamento muito errado, afinal de contas não é a proteína animal (carne, frango, ovos) que vai fazer você construir músculos, mas sim o carboidrato que se come, a intensidade de treino, fatores hormonais e sono!

A proteína ajuda na síntese proteica em conjunto com o carboidrato, mas quem dá o volume do músculo é o carboidrato (glicogênio muscular). Normalmente, em dietas para ganho de massa, o ideal seria trabalhar com carboidratos complexos como a batata doce e arroz integral, em refeições pré-treino, e os carboidratos simples como batata inglesa e arroz branco no pós-treino para gerar pico insulínico nesse momento.

A proteína animal pode ser substituída pela vegetal sem problemas como: lentilha, quinoa, feijão, grão de bico… Vocês sabiam que 100g de feijão azuki tem 20g de proteína, que seria equivalente a 100g de carne? O feijão faz uma ótima combinação de aminoácidos com o arroz, pois os aminoácidos que faltam no feijão estão no arroz e vice versa, formando assim uma proteína completa para aumentar seus músculos.

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Shakes de proteína vegan também são bem vindos, e tem ótima absorção. Hoje tem muitas opções no mercado para serem usados no lugar do whey. Por exemplo: proteína da ervilha, de arroz, de batata etc. O ideal é o Hemp, que tem o melhor perfil de aminoácidos e não tem tratamento genético.

Além disso, vegetais como: brócolis, aspargos, espinafre, cogumelos, aveia, oleaginosas, semente de girassol, de cânhamo também possuem bastante proteína.

Basta a sua nutricionista saber organizar um plano alimentar de acordo com a individualidade e horários de treinos, que você vegetariano vai conseguir ganhar os músculos tão sonhados!

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