Dicas Fit, Saúde

Nutrientes essenciais no pós-cirúrgico

março 16, 2016

Fez uma cirurgia recentemente e quer melhorar o seu processo de cicatrização? Então aposte nos nutrientes dos alimentos para se recuperar o mais rápido possível. Alimentos fontes de proteína, vitamina A, C, E, ferro e selênio ajudam acelerando o processo de cicatrização e a redução de inflamação.


Vitamina C – Estimula a proliferação de fibroblastos e ajuda a pele a ficar mais firme – consuma frutas cítricas como: laranja, morango, limão, abacaxi.
Vitamina A – Excelente para a formação de colágeno e reduz a inflamação – verdes escuros (brócolis e espinafre principalmente), abobora, cenoura.
Selênio – Ajuda a estimular Glutationa Peroxidade (potente antioxidante), além de ajudar a inibir a produção de prostaglandinas e leucotrienos que causam inflamação e dor. Aposte nas sementes oleaginosas (nozes, amêndoas e principalmente castanha do pará).
Proteínas – Ajudam no processo de cicatrização, formação de colágeno e redução de inflamação. Ótimas fontes são as proteínas animal (carne, frango, peixe), ovos etc.
Vitamina E – Melhora a qualidade da pele formada. Boas fontes: Sementes de girassol, avelã ou amendoim.
Ferro – Ajuda a manter as células do sangue saudáveis, que são importantes para levar os nutrientes ao local da ferida. Fontes: fígado, gema de ovo, carnes, verdes escuros.
Vitamina K – Ajudam na coagulação parando a hemorragia e facilitando a cicatrização – folhas, brócolis, aspargo, espinafre.
Omega 3 – Reduzem a inflamação facilitando a cicatrização – sardinha, salmão, atum ou sementes de chia.

♥ Dica da Nutri:  Brássicas: você coloca estes tipos de vegetais na sua alimentação?

Também é importante lembrar que, para ocorrer a cicatrização, é muito importante manter o corpo bem hidratado. Tentar beber no mínimo 3 litros de água por dia, além de chás, são ótimas opções.

O que devemos evitar para uma boa cicatrização:

Doces, refrigerantes, frituras ou embutidos, por exemplo, podem prejudicar a cicatrização porque o açúcar e a gordura ruim (frituras) dificultam a circulação do sangue, que é essencial para que os nutrientes cheguem à ferida para cicatrizar o tecido lesionado.
Gostou dessas dicas? Assista ao meu vídeo com muito mais detalhes e acompanhe o meu blog!

Veja também