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Dicas Fit

O papel da nutrição na Síndrome dos Ovários Policisticos

novembro 6, 2019
síndrome dos ovários policísticos

A Síndrome dos Ovários Policisticos se caracteriza por alguns sinais e sintomas clássicos. Não é Cisto no Ovário e muito menos se diagnostica só por exames de imagem. A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) tem como principal determinante –  a característica do aumento dos Hormônios Andrógenos (ou seja. Hormônios Masculinos: Androstenediona, DHT, Testosterona Total, Testosterona Livre e(ou) DHEA).

Isso pode ser devido à uma Insulina elevada, que estimula os Ovários a produzirem estes hormônios e, consequentemente, a mulher pode ter um maior acúmulo de gordura corporal, principalmente em regiões do abdômen & costas.

Outro ponto forte, derivado desta alteração hormonal, é a presença de pêlos, principalmente na lateral do rosto e queixo. Acne, pele e cabelos oleosos, assim como queda de cabelo, irregularidade menstrual, ganho de peso e dificuldade para engravidar. Ainda não é sabido qual a real causa da SOP.

A SOP tem uma caraterística de inversão do LH e FSH, e uma deficiência de Progesterona. Isso pode acontecer após anos de uso de Anticoncepcionais  ou, ser natural desta mulher.

Como nutricionalmente podemos ajudar uma mulher com SOP? FAzendo uma alimentacao detoxificante e antiinflamatoria,e controlar a glicemia.

 

A nutrição no controle da Síndrome dos Ovários Policisticos

Ai vão algumas dicas:

  • Retirar Laticínios de Vaca – Ricos em Leucina (aumenta Insulina) e, potencialmente inflamatório (Caseína), principalmente quando falamos em Leite de baixa qualidade.
  • Retirar Glúten – Principalmente os alimentos processados.
  • Retirar Corantes, Adoçantes & Conservantes artificiais
  • Cuidar do consumo e exposição excessiva à Metais Pesados: Mercúrio, Alumínio, Chumbo…
  • Cuidar do consumo excessivo de Carboidratos – principalmente os refinados como Farinhas, Pães, Massa, Bolos, Biscoitos, Açúcar…
  • Cuidar dos Disruptores Endócrinos como BPA, Agrotóxicos..
  • Utilizar estratégias anti inflamatórias como Chás (Moringa, Dente de Leão, Tulsi, Gengibre, Canela…), Própolis, Frutas Vermelhas, Açaí Natural, Cacau & Chocolate Amargo
  • Preferir COMIDA DE VERDADE, consumir Boas Gorduras e não temer a Gordura Natural do alimento, a fim de favorecer um ambiente propício para o corpo produzir hormônios corretamente.

 

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Beijos da nutri!

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