Cursos     Minha conta     Meus cursos
Dicas Fit, Saúde

Desmistificando a água com gás

outubro 9, 2019
desmistificando a água com gás

Não é novidade que beber água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, afinal é ela quem realiza as funções vitais. Mas e a água com gás, é saudável? Será que engorda? E a celulite? É muito comum pacientes chegarem com essas dúvidas nos consultórios. 

São muitas as informações erradas encontradas por aí. Então vamos saber a verdade sobre essa história, vem com a nutri!

 

O que é a água com gás?

A água com gás é feita através da dissolução do dióxido de carbono na água pura e sem gás. Nesse caso, apenas são adicionadas bolhas durante o processo, o que significa que você pode colher algumas das mesmas recompensas saudáveis ​​da versão tradicional, enquanto desfruta de uma bebida refrescante e diferente. 

Ela contém uma pequena concentração de sódio, insuficiente para apresentar riscos para a sua saúde. As águas minerais, por exemplo, também são acrescidas da mesma substância em proporções iguais ou muito semelhantes. A quantidade de sódio presente na água com gás, varia de acordo com o fabricante.

 

A água com gás no seu organismo

Assim como qualquer bebida ou comida que você coloca para dentro do seu corpo, a água com gás tem seus prós e contras. Mas o que talvez você não saiba é que, se consumida com moderação, ela pode ser sim muito benéfica para a sua saúde.

O primeiro mito que precisa cair de uma vez por todas é o de que causa celulite. As celulites são alterações causadas pelo acúmulo de gordura nas células. Por ter sua fórmula natural modificada apenas pela gaseificação, não apresenta nenhum risco nesse sentido. Além disso, seu pH gira em torno de 5 e 6, portanto não faz mal aos dentes

Veja algumas funções da bebida para o seu organismo e para o seu dia a dia:

 

  • Ótima fonte de hidratação

 

Nosso corpo é composto por aproximadamente 60% de água, mas perdemos parte do nutriente durante as atividades do dia a dia. Para repor essa quantidade, o ideal é consumir ao menos 2 litros de água por dia. 

Beber água com gás oferece os mesmos benefícios de saciar a sede de água pura. Isso, é claro, se for filtrada e não vier de procedência duvidosa. Portanto, da próxima vez que estiver com sede, que tal variar tomando aquela água com gás bem gelada?

 

 

  • Pode substituir o refrigerante

 

Por ser gaseificada, pode ser uma ótima alternativa para quem deseja abandonar o consumo de refrigerantes, ou outras bebidas prejudiciais para a saúde. Preste atenção, diferente da água tônica, a água com gás não é acrescida de açúcares e/ou adoçantes.

Uma dica: procure aromatizar sua bebida com frutas, assim você garante um sabor especial, sem a adição de componentes artificiais. Uma boa pedida é adicionar limão (espremido ou em rodelas, abacaxi, hortelã, frutas vermelhas, ou diluí-la no suco de uva integral.

 

 

  • Alerta para o desconforto gástrico

 

Infelizmente, não só de vantagens é feito o consumo.. Por ser gasosa, pode trazer desconforto gástrico ou distensão abdominal com o consumo excessivo. Então, nada de viver de água com gás, ok? Nada melhor que beber a boa e velha água natural!

Pessoas com distúrbios gastrointestinais devem ter ainda mais moderação no consumo da bebida. O ideal é evitar beber a versão gaseificada.

 

Conclusão

Por fim, posso dizer que recomendo sim o consumo de água com gás. Lembrando de sempre ter moderação e prestar muita atenção na embalagem e na procedência daquilo que você ingere.

Para ver mais dicas de como cuidar muito bem da boa forma e da saúde do seu corpo, veja mais posts aqui do meu blog.

Beijos da Nutri!

Veja também