A cada dia, mais pessoas passam a se beneficiar com a suplementação Ômega 3! Um ácido graxo poli-insaturado de cadeia longa que desempenha funções importantes como:
1) Melhoria de processos inflamatórios;
2) Redução de triglicerídeos;
3) Adjuvante no tratamento da depressão;
4) Prevenção da resistência insulínica.
Tomo suplementos de Ômega 3 há alguns anos, mas dei uma atenção ainda maior na minha gestação, principalmente porque a fração do DHA presente no Ômega auxilia na formação cognitiva, visual e ainda previne a depressão pós-parto.
Sua ação na obesidade também já é bem documentada. A gordura tem caráter inflamatório, sabe-se que muitas doenças secundárias à obesidade têm sua origem na inflamação do tecido adiposo, então nada melhor que uma dieta anti-inflamatória aliada ao poder do Ômega 3.
Pessoas com alergias a frutos do mar ou veganas podem se beneficiar do óleo de linhaça, que também é fonte do nutriente. Lembre-se: é muito importante conhecer a origem do suplemento e garantir que o mesmo possua certificado de qualidade (pureza) e que seja livre de metais pesados. Verifique se a Vitamina E está presente na composição do produto, pois essa vitamina atua como antioxidante, o que mantém a qualidade do óleo.
Como saber se estou consumindo um Ômega 3 de qualidade?
Um teste caseiro e muito simples, pode avaliar o Ômega 3 que tomamos a cada dia! Basta colocar uma cápsula no congelador por, no mínimo, 3 horas e avaliar após sua retirada. O suplemento de boa qualidade livre de contaminação ou substâncias que inviabilizam o uso não congela!
Caso a cápsula gelatinosa congele e seu ponto de fusão ultrapasse mais de 10 segundos para ser alcançado apenas com o calor proveniente da temperatura dos dedos, prova que não é só Ômega 3 que possui na cápsula!
Agora que você já conhece os benefícios e o teste de qualidade do Ômega 3, que tal começar a consumi-lo? Converse com seu médico ou nutri para saber como implementá-lo em sua dieta. Beijo da nutri.