Cursos     Minha conta     Meus cursos
Dicas Fit

Como escolher o pão ideal para o consumo?

outubro 16, 2019
Como escolher o pão ideal

O pão é um alimento que está na mesa de todos os brasileiros e brasileiras, seja no café da manhã. Mas apesar de ser tão comum, são muitas as variações. Sem glúten, integral, multigrãos… Nesse mar de opções, fica difícil saber como escolher o pão ideal para a sua saúde e necessidades nutricionais.

 

Vamos tirar essa dúvida? A Nutri te ajuda a fazer a escolha certa. Acompanhe aqui!

 

Como escolher o pão certo?

 

Muito é falado por aí sobre a necessidade de substituir o pão branco tradicional pelo pão integral, afinal o segundo possui uma maior concentração de fibras. Uma dica é: normalmente, quanto mais seco e firme, mais fibras tem o pão.

 

Como qualquer produto industrializado, a lista de ingredientes é que vai ditar a qualidade do produto. O verdadeiro pão integral deve ter como PRIMEIRO ingrediente a farinha de trigo integral e não a farinha branca enriquecida com ácido fólico e ferro. 

 

A partir daí já começa uma boa alternativa de como escolher o pão correto, porque são poucas as marcas que têm a farinha integral como primeiro ingrediente. Em seguida, o ideal é aparecer as sementes e grãos como gérmen de trigo, aveia, centeio, linhaça, chia e etc.

 

Açúcar e óleo normalmente estarão, na esmagadora maioria das vezes, presentes em um pão de supermercado. Então, que tal optar por aquele em que esses ingredientes estão lá no final da lista? Observe bem a embalagem e faça essa seleção.

 

Um alerta! É muito importante ter atenção ao teor de fibras, pois um bom pão deve conter acima de 2g de fibra POR PORÇÃO! Ou seja, essa quantidade deve estar presente em 2 fatias, e não no pacote todo.

 

Uma última dica é: fuja dos pães com uma lista de ingredientes enorme, com adoçantes artificiais, aromatizantes, conservantes e nomes que você nunca ouviu falar! Normalmente, nele estarão alguns componentes muito prejudiciais para a sua saúde e você sequer saberá identificar quais são.

 

Receita especial

 

A dúvida é muito comum quando o assunto é como escolher o pão ideal. Para fugir dos problemas, sempre que dá eu prefiro fazer o meu próprio pãozinho. Além de saudável, você pode ter certeza dos ingredientes que compõem o seu alimento. De quebra, consegue criar uma relação de proximidade e tornar o ato de se comer ainda mais divertido.

Aí vai a receitinha para 1 pãozinho individual bem simples: 

 

Ingredientes: 

 

1 ovo 

1 colher de sopa cheia de aveia ou farinha de amêndoas 

1 colher de sopa cheia de iogurte natural ou cottage 

1 pitadinha de fermento.

 

Modo de fazer: 

 

Leve ao microondas por 2 minutos em recipiente de vidro e depois recheie como quiser (você pode utilizar queijo, frango desfiado, geleia sem açúcar etc..).

 

Curtiu essa dica? Acompanhe mais nas minhas redes sociais e aqui no blog

Beijos da Nutri!

Veja também