Açúcar o mal do século
Será que existe uma diferença entre o açúcar cristal, demerara, refinado, mascavo ou de coco!? Na verdade, todos são iguais e vão alterar sua glicemia da mesma maneira! A diferença é que o açúcar orgânico não possui substância química, diferente dos outros, mas engorda e promove compulsão da mesma maneira. Por acaso, você já percebeu que quando se alimenta de doces sempre quer mais e mais? Esse é o chamado ciclo vicioso do açúcar. Alerta vermelho!!!
Saibam quais são os perigos que o açúcar pode apresentar à sua saúde:
- Piora do seu sistema imunológico, prejudicando sua defesa contra doenças infecciosas.Desorganiza as relações entre os sais minerais no organismo, ou seja, provoca deficiência de cromo.
- Pode provocar um aumento rápido de adrenalina, levando a hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração e vício.
- Provoca um aumento significativo na concentração do colesterol e de triglicerídeos, reduzindo o colesterol bom.
- Provoca a perda de elasticidade e funcionalidade dos tecidos.
- Aumenta a glicose em jejum e pode levar à hipoglicemia de rebote.
- Pode provocar muitos problemas do trato gastrointestinal como gastrite, indigestão, má absorção, flatulências etc.
- Favorece o envelhecimento precoce.
- Contribui para o ganho de peso, devido ao excesso de insulina que é liberada, promovendo o aumento do estoque de gordura corporal!
Então, gente… Depois de tudo isso que vocês estão sabendo sobre o açúcar, talvez seja melhor retirá-lo de suas vidas, não!? Tente sempre optar por não adoçar e sentir o sabor natural dos alimentos. Sempre que possível evite adoçar ou usar os adoçantes mais naturais, stevia, xilitol, eritritol, manitol, etc…
Óleos
- Os óleos a base de soja, milho, canola, girassol e algodão são óleos geralmente refinados, transgênicos (milho e soja) e ricos em w-6 que quando em excesso possui efeito inflamatório, por
isso devem ser evitados! - Já o azeite de oliva virgem/extra-virgem, óleo de coco, manteiga/ghee e banha de porco ARTESANAL, são óleos seguros para o preparo dos alimentos devido não serem refinados, seu ponto de fusão/fumaça e as propriedades antioxidantes (extra-virgem) que protegem o óleo!
Mas vale lembrar que devido os diferentes tipos de gordura (insaturadas e saturadas), é importante variar no tipo de óleo (nada de usar óleo de coco pra tudo hein?!)!! Além disso, é preciso ter moderação no consumo e não ultrapassar grandes temperaturas, pois nenhum óleo é estável em altas temperaturas, principalmente num grande tempo de cocção.
Farináceos
AGUARDANDO PDF
Temperos
Já providenciou seus condimentos/temperos naturais – para dar aquele sabor e oferecer antioxidantes a sua dieta?
OS MELHORES SÃO: