Cursos     Minha conta     Meus cursos
Dicas Fit, Lifestyle, Saúde

TPM: Tu sofres desse mal?

julho 17, 2019
A tensão pré-menstrual é um período muito complicado na vida de muitas mulhere. No artigo de hoje, confira dicas nutricionais para se livrar da TPM.

A TPM (tensão pré-menstrual) é um período muito complicado na vida de muitas mulheres e na vida das pessoas que convivem com elas, como, por exemplo, marido, filhos e amigos. 

Esse período pode durar de 7 a 10 dias. Além disso, a TPM possui diversos tipos e vir de  forma intensa ou mais moderada.

Tipos de TPM: 

1) TPM do tipo A:

Causa irritabilidade, ansiedade, e tensão. Muitas vezes, pode causar também a retenção hídrica;

2) TPM do tipo C:

Provoca o aumento do apetite. Principalmente, por doces e chocolates. Costuma causar fadiga crônica, dor de cabeça e, às vezes, palpitação;

3) TPM do tipo H: 

Provoca o aumento das mamas (pode causar dor no local), distensão abdominal, e aumento de peso súbito;

4) TPM do tipo D:

Resulta em sintomas depressivos.

Como mencionado acima, antes da menstruação, ocorrem muitas alterações hormonais. Assim, muitos sintomas podem aparecer. São exemplos a fadiga, o inchaço, a tristeza, a constipação, o mau humor, a ansiedade, o ganho de peso, cólicas, distensão abdominal, acne, entre outros.

Dica da nutri: Solução para melhorar os inchaços

Recomendo que meus pacientes apostem em um mix de ervas anti-retenção. Esse mix contém: Cavalinha, hibisco e centella asiática. Pode misturar todas as ervas e colocar num recipiente e utilizar 2 colheres de sopa para 1 litro de água ao dia. Deixar em infusão por 10 minutos, coar e tomar durante o dia.

Além disso, o que muitos não sabem, é que através da alimentação e de nutrientes, poderíamos amenizar muitos desses sintomas.

Nutrientes benéficos para a TPM e como consumi-los:

1) Triptofano: 

Produz serotonina, hormônio do bem estar. Pode ser encontrado em peixes e frutos do mar, castanha de caju, banana, aveia, grão de bico, etc;

2)  Magnésio: 

Participa da produção energética, do relaxamento muscular e da diminuição da retenção de líquidos. Desse modo, melhora edemas, cólicas e fadiga/cansaço. 

O magnésio é muito encontrado em cacau, abacate, sementes de abóbora e gergelim, amêndoas e folhosos verdes escuros;

3) Cálcio: 

Permite o correto impulso nervoso e a contração muscular adequada, diminuindo, principalmente, dores de cabeça e desconfortos diversos. Pode ser encontrado em vegetais verdes escuros, gergelim, amêndoas, etc.;

4) Potássio: 

O Potássio está relacionado à diminuição de inchaço. É encontrado na água de coco, na banana, no abacate, em folhosos verdes e na batata doce; 

5) Óleo de prímula: 

Diminui inflamações (cólicas). Deve ser consumido através de suplementos.

Atente-se ao consumo de alguns alimentos durante o período:

Apesar de muitos alimentos serem benéficos para a TPM, é preciso atentar-se àqueles que tendem a piorá-la. São eles:

1)Açúcares;

2) Farináceos refinados;

3) Bebidas alcoólicas;

4) Industrializados;

5) Gorduras “ruins” (trans).

️Lembre-se que uma alimentação equilibrada, contribui e muito para minimizar os sintomas da TPM. Então, mantenha uma boa alimentação o mês todo. Dessa forma, você irá prevenir todos os sintomas mais comuns deste período!

Beijos da nutri.

Veja também