Saúde

novembro 14, 2018

Como muitos já sabem, aqui na clínica @laprathclinic estou rodeada de cirurgiões plásticos @alikbuttner @danielfacciolli @dr_duprat @dr.tiagolyrio e para contribuir com o trabalho desses feras, sempre agrego minha parte como nutricionista, ajudando no processo de cicatrização dos pacientes.

Em qualquer cirurgia plástica, uma deficiência nutricional pode dificultar a cicatrização por diminuir o sistema imunológico e a reparação do tecido, pois a cicatrização da ferida é um processo que requer muitos nutrientes. Se o nutriente e o oxigênio não chegarem à ferida, haverá uma má cicatrização atrasará ou pode nem acontecer…

 

Abaixo, enumerei alguns nutrientes mais importantes para auxiliar na recuperação do paciente que vai passar por um processo cirúrgico.

🔸Arginina:  é importante para a produção de óxido nítrico. O óxido nítrico atua na diferenciação celular, acelerando a cicatrização de feridas por meio do aumento da deposição de colágeno.
🔸Vitamina C: essencial na síntese de colágeno para a cicatrização.
🔸Vitamina A: aumenta o número de células imunológicas no local da ferida no início da fase inflamatória, facilitando a diferenciação de células epiteliais e auxiliando na cicatrização.
🔸Zinco: é cofator para enzimas antioxidantes e está relacionado à síntese proteica, replicação, imunidade celular e formação do colágeno, além de ser antibacteriano.
🔸Ferro: devem-se avaliar os exames laboratoriais através da ferritina e da hemoglobina e também o impacto da cirurgia na perda de sangue durante o procedimento cirúrgico. Quando deficiente, há o prolongamento da fase inflamatória. Importante ver a dose correta a ser suplementada.
🔸 Cobre: anti-inflamatório, antioxidante – cofator de enzimas antioxidantes, e poder antibacteriano.
🔸Selênio: Alto poder antioxidante e antiviral por aumentar as células imunológicas

♥ Dica da Nutri:  Glúten

Antes de ingerir suplementos nutricionais ou adequar a dieta, procure um nutricionista para te orientar nas doses e quantidades ideais.

Ahhh, é importante ressaltar que existem alimentos que podem atrapalhar todo o processo de cicatrização e não devem ser consumidos depois da cirurgia, enquanto ainda estiver com os pontos, como por exemplo: doces, refrigerantes, frituras ou carnes processadas e embutidos.

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta