Saúde

Preciso beber leite para obter cálcio?

janeiro 3, 2018
leite

 

Hoje já sabemos que não precisamos beber leite para obtermos esse nutriente super necessário para nossa saúde óssea.

O leite é um alimento rico em cálcio, mas isso não garante que este mineral consiga ser absorvido e aproveitado pelo nosso metabolismo.

A sua absorção depende de uma série de questões bioquímicas que, em boa parte, encontram-se em desequilíbrio para biodisponibilidade. Bem resumidamente, a biodisponibilidade é a relação da quantidade de uma substância ingerida com a quantidade que realmente absorvida pelo organismo.

Por isso, tomar muito leite não garante que o cálcio consiga ser absorvido e aproveitado pelo nosso organismo, pois a quantidade de mineral absorvida pelo corpo depende de uma série de questões bioquímicas e digestivas/absortivas. Você sabia que aproximadamente 70% do cálcio que encontramos no leite acaba não sendo metabolizado e absorvido pelo corpo??

♥ Dica da Nutri:  Será que sua tireoide anda bem?! Com Draª Jéssica Lavouras!

Como ingerir cálcio sem beber leite, nutri?

Além do leite, existem outros alimentos que oferecem cálcio e tem uma ótima biodisponibilidade. Vegetais verdes escuros como rúcula, couve, agrião, espinafre são ótimas opções. Sementes como gergelim, girassol, amêndoas, também são boas fontes. Outros alimentos importantes são brócolis, sardinha, grão de bico, aveia, linhaça, quinoa…

Basta você incluir na alimentação diariamente esses alimentos que não precisará do leite pra nada, nem sentirá falta dele!

 

É importante ressaltar que para prevenir a perda de massa óssea (que pode levar a osteoporose) não é apenas o cálcio que necessita atenção, mas também:

 

1-    prática de atividade física – musculação principalmente;

♥ Dica da Nutri:  Alimentos detox

2-    boa ingestão de alimentos fontes de magnésio, vitamina K2 e zinco;

3-    ter uma boa exposição ao sol, para garantir a Vitamina D.

 

Assine aqui para receber outras dicas e novidades da Nutriisa!

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta