Saúde

Hormônio do crescimento (GH)

setembro 5, 2017

Que o GH (growth hormone em inglês ou, em português, hormônio do crescimento) é muito importante para nossa saúde, todos nós já sabemos. O que muitos ainda não sabem é que é possível estimular sua produção de forma natural, sem o seu uso externo.

O hormônio do crescimento é secretado pela glândula hipófise e é essencial para o metabolismo do nosso corpo e para o crescimento, não só de estatura como muscular. Ele também é muito procurado por razões estéticas (perda de gordura, ganho de massa muscular, etc), e para saúde do organismo (melhora do perfil lipídico, saúde óssea, qualidade do sono, memória…).
Como sou nutri, não vou entrar na área médica, que seria a indicação levando em consideração exames laboratoriais e de imagem, que deve ser feita com muita cautela para não haver efeitos colaterais. Nunca use GH sem indicação médica!! O uso indiscriminado de hormônios para fins estéticos é muito perigoso para a sua saúde.
Mas,”puxando sardinha” para meu lado como nutri, podemos otimizar naturalmente os níveis de GH no nosso corpo. E sabe como?
A liberação do hormônio do crescimento aumenta nas primeiras horas de sono e também com a prática de atividade física, principalmente com o treino de musculação!!!

♥ Dica da Nutri:  Acne e alimentação

Sempre explico aos meus pacientes em consulta que as dicas básicas para o estímulo desse hormônio são:

1- qualidade de sono (cerca de 75% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo!)
2- exercício físico (principalmente treinos de resistência!)
3- dieta equilibrada (insulina alta inibe a secreção do GH).
4- suplementacão com: vitamina b6, glutamina, arginina, ornitina, magnésio.

Sobre a suplementação, é importante que seja feita no período noturno. Mas sempre sob orientação da sua nutri para ver as doses ideais no seu caso, ok?

 

Assine aqui para receber outras dicas e novidades da Nutriisa!

Veja também

1 Comment

  • Reply Flavia outubro 26, 2017 at 1:18 am

    Vc prescreve o hormônio GH?

  • Deixe uma resposta