Saúde

Glúten

janeiro 24, 2018

Você acha que o glúten deve ser evitado somente pelo paciente com doença celíaca?? Errado! Existem pessoas com hipersensibilidade ao glúten (centeio, cevada, trigo, aveia e malte), que também precisam evitar esse tipo de proteína.

O trigo de hoje não é o mesmo de antigamente. Ele já sofreu alterações genéticas. Da mesma forma, a fermentação de antigamente, não é a mesma de hoje.

Nós comemos muita besteira, muita farinha, pão, massa, o que acaba sendo um excesso para nosso corpo. Além disso, faltam lactobacilos na nossa alimentação, que são bactérias benéficas para nosso organismo.

Isso tudo contribui para uma sensibilidade ao glúten. Hoje em dia existe a hipersensibilidade, que acontece com pessoas que não são celíacas mas que sofrem prejuízos ao consumir alimentos com farinha de trigo, centeio, cevada e aveia.

♥ Dica da Nutri:  7 maiores dúvidas sobre aquecimento pré treino

Quais são os sintomas?

  • retenção hídrica
  • gases
  • má digestão
  • intestino solto ou preso
  • anemia

Como faz pra saber se tenho hipersensibilidade, nutri??
Eu costumo fazer o seguinte com meus pacientes: tiro o glúten da dieta do paciente por um momento. Depois reintroduzimos e comparamos os períodos. Os resultados são variados. Existem pacientes que lidam muito bem e outros que sentem melhora ao retirar alimentos com farinha de trigo, centeio e etc.

Nutri, é pra tirar glúten de todo mundo???
Eu acho que a gente pode priorizar alimentos vegetais e frutas, e deixá-lo para pacientes que não sofrem nenhum mal estar. Mesmo as pessoas que não possuem hipersensibilidade, eu recomendo usar farinha orgânica e não consumir alimentos como pão e massas sempre. Os efeitos são muito benéficos!

♥ Dica da Nutri:  Botox e preenchimento: saiba mais sobre estes procedimentos!

Quer algumas receitinhas de sobremesas muito gostosas e sem glúten? É só acessar esse link.

 

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta