Dicas Fit, Saúde

Bactérias do bem: Saiba como cuidar delas

setembro 28, 2016

Você sabia que existem mais de 400 espécies diferentes de bactérias na sua microbiota intestinal? O ser humano chega a ter mais bactérias do que células. Nossa microbiota intestinal evolui de acordo com a idade. O bebê, por exemplo, tem o intestino estéril, mas logo após o nascimento ele começa a ser colonizado por várias bactérias, de acordo com a alimentação. Por isso é bom ter um estilo de vida sempre saudável.

O ideal para nossa saúde é atingir um equilíbrio entre os microorganismos que trazem benefícios, chamados de probióticos e os causadores de doenças, os patógenos. Esse equilíbrio aumenta a imunidade do organismo.

Quando a microbiota intestinal está desequilibrada temos um quadro chamado de disbiose intestinal. Quando há uma destruição da mucosa intestinal, levando a uma menor síntese e absorção de nutrientes, produção de substâncias cancerígenas, inativação de enzimas, desenvolvimento excessivo de bactérias de flora passageira e candidíase, entre outros problemas.

♥ Dica da Nutri:  Comendo bem em NY!

Vários microorganismos são utilizados como probióticos sendo os mais populares as bactérias ácido lácticas: Bactérias ácido lácticas, mais conhecidas como Lactobacillus e Leveduras.

A utilização de probióticos traz vários benefícios à saúde, entre eles:

  • Diminuição de infecções no trato respiratório e urinário;
  • Modulação da função imunológica;
  • Diminuição de infecções virais;
  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Recuperação de bactérias intestinais após tratamento com antibióticos;
  • Auxilia o tratamento de disbose;
  • Combate a fixação de fungos;
  • Normaliza a consistência fecal.

Para ajudar aos probióticos, existem também os componentes alimentares chamados prebióticos que estimulam o crescimento e a atividade de bactérias desejáveis no intestino.

As principais fontes alimentares desses componentes são: chicória, aspargo, alcachofra, alho-poró, folhas de alcachofra, banana, cebola, psyllium, biomassa de banana verde, alho e batata yacon. Coloque isso tudo no seu cardápio e cuide bem das suas bactérias.

♥ Dica da Nutri:  Cardápio anti-estresse: receita para qualidade de vida

Curtiu essa dica? Assine aqui para receber muitas outras!

 

Veja também