Saúde

Azeite faz bem?

outubro 18, 2017

O azeite de oliva extra virgem é fonte de gorduras monoinsaturadas, ou seja, boas gorduras para nossa saúde. Então sim, o azeite faz bem!

Mas para que possamos aproveitar seus benefícios, é importante saber algumas coisas. Não podemos aquecê-lo em temperaturas maiores que 180°, pois em altas temperaturas seus compostos acabam ficando tóxicos ao nosso organismo. O azeite faz bem se consumido em temperatura ambiente ou se aquecido em baixas temperaturas, pois assim não há formação de substâncias tóxicas e nem gorduras de má qualidade.

Por possuir ácido oleico (que abaixa o colesterol ruim), vitamina E e compostos fenólicos o azeite tem uma maior resistência ao aquecimento até mesmo que os óleos refinados (canola, soja, milho…), esses sim que fazem mal a saúde, ok?
O extravirgem é puro e mantém seus benefícios à nossa saúde, e é por isso esse tipo de azeite faz bem!  Já os outros óleos passam pelo processo de refinação, recebendo solventes químicos que tiram grande parte de seus agentes benéficos.

♥ Dica da Nutri:  Fadiga Adrenal: Como Combater

Além disso, o azeite faz bem por ter ação antioxidante devido as vitaminas que possui, o que faz muito bem pra nossa imunidade!

Muitas pessoas tem dúvidas se é possível cozinhar com azeite. A resposta: sim, podemos cozinhar com azeite! É só não elevar muito a temperatura dele. Ou seja, untar uma frigideira para fazer ovos, proteínas, legumes, tudo bem!!!

E para aproveitar 100% dos benéficos do azeite a melhor estratégia seria usar na sua forma natural, ou seja, sem aquecimento algum! Por isso o ideal é colocá-lo nos alimentos depois de preparados. Lembrando que o extravirgem é o azeite que faz bem. Os outros passam por refinação e entram em contato com substâncias químicas que tiram seus benefícios para o organismo! Então sempre escolha o extravirgem e… bom apetite!

♥ Dica da Nutri:  Descubra os 6 itens indispensáveis para o sangue

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta