Saúde

Alimentos detox

novembro 3, 2017

Alimentos detox, ou alimentos destoxificantes. Você sabe o que são e como funcionam?

Destoxificação é o conjunto de reações químicas realizadas em diversos tecidos e órgãos do corpo que tem como objetivo reduzir os impactos das toxinas com as quais entramos em contato diariamente.
Esse processo depende de nutrientes para acontecer, e é realizado majoritariamente por enzimas.

Alguns alimentos detox que auxiliam na destoxificação são:

– Chá verde: rico em compostos fenólicos (polifenóis), são antioxidantes e estimulam a ação das enzimas de destoxificação.

– Alecrim: rico em flavonoides, ácidos fenólicos e óleos essenciais. Importante consumir as folhas frescas!

– Curcuma: tempero rico em flavonoides, com atividade antioxidante, anti-inflamatória e antimutagênica. Importante consumir o pó nas refeições prontas!

♥ Dica da Nutri:  Exsynutriment

– Alho: alimento funcional devido a sua ação inibitória de mutações causadas por carcinógenos, potencializando a atividade das enzimas da fase 2 da destoxificação. Importante consumir cru ou em maceração com azeite de oliva extravirgem!

– Cebola: alimento funcional rico em quercetina, um flavonoide com ação antialérgica. Importante consumir a cebola crua para uma ação mais potente!

– Limão e laranja: a casca desses dois frutos contém óleos essenciais ricos em terpenos, substâncias capazes de estimular a destoxificação hepática pelo aumento da atividade de enzimas. Importante higienizar a casca desses alimentos detox antes do consumo!

– Oleaginosas e sementes: castanha-do-pará, amêndoas, avelãs, nozes e outras castanhas, assim como as sementes de girassol, abóbora e linhaça são excelentes fontes de ácidos graxos monoinsaturados ômega 3 e minerais como cálcio, magnésio, zinco, manganês e selênio.

♥ Dica da Nutri:  Acne e alimentação

– Frutas: a maioria das frutas, está envolvida na estimulação do processo de destoxificação. Porém, as frutas vermelhas (uvas, cerejas, mirtilos, amora, açaí, acerola) são alimentos detox que induzem esse processo mais pronunciadamente.

– Brássicas: o termo brássicas representa uma família de hortaliças que fazem parte dos alimentos detox, como repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, nabo, agrião, rabanete, rúcula. Elas contém compostos organosulfurados que estão envolvidos no processo de destoxificação e diminuição da toxicidade dos carcinógenos.

 

Assine aqui para receber outras dicas e novidades da Nutriisa!

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta