Dicas Fit, Saúde

O que acontece durante o seu sono?

setembro 2, 2016

Uma boa noite de sono é algo essencial para o corpo e para a qualidade de vida.

Durante a noite ocorre a produção do hormônio melatonina, responsável pela qualidade de sono. Esse processo pode diminuir um desequilíbrio na microbiota intestinal (disbiose intestinal), um distúrbio da serotonina (como a depressão ou TPM) e na deficiência de nutrientes como magnésio, vitaminas do complexo B e alguns aminoácidos.

Durante o sono, muitos hormônios são produzidos. Dentre eles estão:

  • Serotonina: responsável por nos dar saciedade, melhorar o humor e sensação de prazer/ bem estar;
  • GH: relacionado ao crescimento, perda de gordura e manutenção da massa muscular;
  • Cortisol: associado a melhora do estresse, melhora a atividade anti-inflamatória, prevenindo o ganho de peso, compulsão alimentar, além de diabetes, hipertensão, entre outros.
♥ Dica da Nutri:  Perguntinhas sobre o mundo fitness: Veja o vídeo!

Todos esses hormônios são importantes e por isso, uma noite de sono é fundamental. Estima-se que a regulação ocorra entre meia noite às 4 horas em sono profundo.

Uma alimentação balanceada favorece o equilíbrio hormonal e regulação de todos os processos do metabolismo. Dentre os alimentos associados a uma boa noite de sono, estão as fontes de:

  • Triptófano: aminoácido essencial para produção de serotonina. Presente na banana, oleaginosas (castanhas, amêndoa etc), cacau, alface etc
  • Acido fólico: vegetais folhosos verde-escuros, gema de ovo
  • Vitaminas do complexo B: alimentos integrais e na gema do ovo, sardinha, frango, entre outros
  • Magnésio: vegetais folhosos verde-escuros e oleaginosas
  • Carboidratos integrais: arroz integral, aveia
  • Chás: melissa, camomila, canela, erva doce e mulungu
♥ Dica da Nutri:  Fome e vontade de comer

Importante evitar ingerir algumas horas antes de dormir alguns alimentos estimulantes como: o café, chás (com cafeína), refrigerantes tipo cola, álcool, alimentos com glutamato monossódico, carne vermelha (por ser de difícil digestão).

* A nutri recomenda: 2 colheres de sopa de abacate com cacau em pó antes de dormir (misturinha ótima, pois  além de estimular a secreção do hormônio Gh, também é fonte de triptófano). Quem desejar acrescente adoçante natural ou açúcar de coco para ficar mais docinho. 😉

Gostou desse post? Inscreva-se aqui para receber mais!

Veja também