Dicas Fit

Embalagens e utensílios plásticos podem ser práticos, mas fazem muito mal!

dezembro 23, 2015

Embalagens e utensílios plásticos são práticos, parecem ser higiênicos, não quebram e ainda são baratos. Com certeza, a sua cozinha é cheia deles. Trazem produtos do mercado direto para sua geladeira, guardam o resto da comida de ontem, entram na lancheira das crianças, servem para tudo! Mas será que é apropriado para guardar alimentos? Não!

O problema está em substâncias químicas utilizadas para dar maleabilidade, cor e resistência a embalagens e utensílios plásticos. Chamados bisfenol A (BPA) e ftalatos, esses elementos agem como toxinas para o corpo humano, uma vez que passam do plástico para os alimentos ou para produtos como cremes e shampoos. Os BPA e os ftalados atuam como desreguladores de hormônios, pois imitam hormônios naturais gerando diversas complicações no organismo.

Prefira sempre utensílios de vidro, cerâmica ou aço inox. Evite comprar produtos embalados em plástico, desde produtos de beleza, até mesmo aquele saquinho do mercado para pôr frutas, não faça uso do plástico filme sobre os alimentos (substitua por papel manteiga) e, principalmente, esqueça o uso de utensílios de plástico no micro-ondas. As gestantes e os bebês devem evitar ao máximo consumir alimentos nestas embalagens, inclusive mamadeiras, chupetas ou outros produtos de plástico.

Curtiu essa dica? Assine aqui para receber muitas outras da Dra. Isabella!

♥ Dica da Nutri:  Top 5 alimentos detox para o organismo

Veja também