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Dicas Fit

18 dicas para te ajudar a ter uma ótima noite de sono

novembro 13, 2019
dicas para uma boa noite de sono

18 dicas para te ajudar a ter uma ótima noite de sono

 

 

Ter uma ótima noite de sono é fundamental para garantir o equilíbrio do seu corpo. Dormir bem estimula a produção de serotonina, hormônio que faz com que você sinta a sensação de prazer. Além disso, inibe a produção do cortisol, responsável pelo stress.

Desse jeito, a qualidade sono melhora o humor e aumenta a disposição, além de aumentar a sensibilidade à leptina, o hormônio capaz de informar ao organismo a ausência da fome.

Pesquisas comprovam que nos dias que dormimos mal, comemos mais. Também ocorre a redução de GH, a consequência é a perda de massa magra e aumento do tecido adiposo. 

 

Só vantagens em manter uma boa noite de sono, não é? Continue lendo que a nutri dá ótimas dicas de como dormir melhor.

 

Orientações para uma noite de sono com qualidade

 

A recomendação para aproveitar todos os benefícios de uma boa noite de sono é que se durma em média 8 horas por dia. Assim, você se sente mais disposto para as atividades cotidianas, estimula o ganho de massa magra e melhora sua qualidade de vida. 

Mas a quantidade dessas horas pode variar de pessoa para pessoa. Um dos fatores para essa variação são os hábitos e estilo de vida. Acompanhe as dicas e tire o melhor proveito da hora de dormir.

 

  • Garanta que o quarto esteja escuro e silencioso.

 

  1. Mantenha o ambiente em uma temperatura agradável. Não muito fria, nem muito quente.
  2. Não vá pra cama com laptops, tablets ou celulares.
  3. Evite assistir televisão, na cama, antes de deitar para dormir.
  4. Evite a presença de pontos de luz no ambiente. (“stand by” de televisão, routeador de TV a cabo, aparelhos de DVD e Blue Ray etc.)
  5. Evite deixar o aparelho de celular muito próximo à cama.
  6. Deixe o telefone com a tela virada para baixo, a fim de evitar que a chegada de mensagens e notificações durante a madrugada emita luzes.
  7. Garanta que seu celular esteja no modo “não perturbe”, para não emitir ruidos. Não te preocupes, o alarme irá tocar no horário programado mesmo assim e, duas ligações seguidas do mesmo número irão fazer barulho também.
  8. Não consuma bebidas estimulantes : como café, chá verde, chá preto, erva mate, refrigerantes a base de cola e guaraná após às 17h.
  9. Evite consumo de líquidos pelo menos 2h antes de ir se deitar.
  10. O consumo de bebidas alcoólicas podem até dar sensação de relaxamento, mas o álcool piora a qualidade do teu sono. Evite o consumo.
  11. Não vá deitar com fome.
  12. Quando chegar em casa no final do dia, evite acender muitas luzes. Mantenha a casa clara apenas o suficiente para que você consiga exercer as tarefas. Ambientes muito iluminados à noite confundem nosso cérebro, atrapalhando a produção de hormônios que induzem o sono.
  13. Consumir os seguintes chás antes de dormir: Chá de erva cidreira/camomila/maracujá
  14. Sugestão de suco para uma boa qualidade de sono – Bater 1 kiwi, 1 maracujá com 150ml de cha de camomila gelado!
  15. Óleo Essencial de lavanda – é recomendado para cheirar antes de dormir, ou colocar gotinhas no travesseiro.
  16. Sugestões de alimentos para serem consumidos 2 horas antes de dormir – abacate/banana/castanhas
  17.  Controle a sua carga glicêmica – não coma alimentos de alto IG antes de dormir. 

Espero ter ajudado a melhorar a qualidade da sua noite de sono e o seu estilo de vida.

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Beijos da Nutri!

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