Dicas Fit, Saúde

Coloque no seu dia-a-dia: Alimentos integrais

abril 20, 2016

Você procura comer alimentos integrais ao invés dos refinados? Se a resposta for sim, você está fazendo uma ótima escolha! Preparei esse post para incentivar as pessoas a consumirem alimentos que ajudem a ter uma melhor qualidade de vida!

Uma alimentação rica em fibras vem sendo associada com estilo de vida mais saudável, uma vez que diversos estudos mostram sua ação preventiva contra doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer.

Esses alimentos possuem sementes e grãos que não passaram pelo processo de refinamento, permanecendo o farelo, o gérmen e o endosperma, o que preserva as vitaminas, minerais e fibras alimentares. Por outro lado, os refinados não apresentam essas características, uma vez que perdem o farelo e o gérmen durante o processo.

♥ Dica da Nutri:  Hidratação diária e a sua importância para a saúde

Os alimentos ricos em fibras levam mais tempo para serem digeridos, prologando a sensação de saciedade e também regulam a quantidade de açúcar e gordura que chegam no corpo.

A fibra alimentar está presente nos vegetais, frutas, leguminosas e cereais integrais. Existem dois tipos encontrados nos alimentos:

  • Fibras insolúveis: aceleram o trânsito intestinal, aumentam o bolo fecal, retardam a absorção da glicose.
    Alimentos fontes: farelos e grãos integrais, grãos, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico), cereais integrais, frutas com casca e hortaliças.
  • Fibras solúveis: retardam o esvaziamento do estômago, aumentando a sensação de saciedade; retardam o trânsito intestinal e a absorção da glicose,  auxiliam na redução do colesterol total e de sua fração ruim (LDL).
    Alimentos fontes: aveia, cevada, chia, linhaça, quinoa, leguminosas e frutas.
♥ Dica da Nutri:  Será que você consome os 4 venenos brancos?

A ingestão de água é fundamental para que as fibras insolúveis auxiliem no trânsito intestinal!

Curtiu essa dica? Assine aqui para receber muitas outras!

Veja também