Dicas Fit

Cardápio anti-estresse: receita para qualidade de vida

novembro 28, 2015

Na edição de setembro da Revista Boa Forma o assunto foi sobre aqueles quilinhos extras causados pelo estresse físico e emocional. O hormônio chamado cortisol é estimulado e, na presença excessiva dele, o corpo reage resultando na retenção de líquido e gordura.

O desregulamento desse hormônio é o que chamamos de fadiga adrenal, as glândulas são constantemente estimuladas já que você está sempre cansada e estressada, num ciclo vicioso. A falta da qualidade de vida não afeta somente o cortisol, mas o seu corpo inteiro. Por isso, os prejuízos vão além do aumento de peso, comprometem a sua imunidade, causam noites de sono mal dormidas, cansaço extra, desânimo e até baixa libido.

Não só a liberação de uma maior quantidade de hormônios é responsável pelo ganho de peso, mas o estresse deixa a pessoa mais propensa a comer mais doces e mais, viver à beira de um colapso diminui o gasto calórico.

♥ Dica da Nutri:  Orgulho da Nutri com Thais Braga!

Alguns alimentos ajudam a manter o equilíbrio do cortisol, além de participar da síntese de serotonina e dopamina, os neurotransmissores do bem-estar. Confira aqui embaixo o cardápio especial, cheio de segredinhos preparado para vocês. São 1.500 calorias e ainda te ajudam a saciar a vontade de comer doces!

Café da manhã> Shake: 200ml de leite vegetal (amêndoa, coco ou avelã), batido com 1 banana, 1 tâmara e 1 colher de sopa de linhaça dourada.

Lanche da manha> 1 punhado de mix de castanhas (nozes, amêndoas, castanha-do-pará).

Almoço> Salada folhas verdes (alface, rúcula, agrião, couve) à vontade e 2 colheres de sopa de cenoura e beterraba crua ralada. 1 file médio (100g) de peixe (arenque, salmão), assado (tainha, atum) ou ensopado (badejo, robalo). 2 colheres de sopa de arroz integral.

♥ Dica da Nutri:  TOP 4 dicas para enterrar a ressaca na quarta

Lanche da tarde> 1 taça pequena de abacate batido com cacau e leite de coco

Jantar> Salada de folhas verdes à vontade. Omelete (2 ovos caipiras, tomate, cebola, salsa, sal e pimenta-do-reino).

Ceia> 1 taça pequena de frutas vermelhas (morango, amora, mirtilo)

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o nosso blog e agende uma consulta com a Dra. Isabella.

Veja também