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Brássicas: você coloca estes tipos de vegetais na sua alimentação?

maio 18, 2016

Com que frequência você come brócolis, repolho, couve, couve-flor, couve de Bruxelas, couve chinesa, nabo, brotos e rabanete? Estes alimentos que pertencem à família das crucíferas que, além de terem altos valores nutricionais, têm propriedades funcionais anticancerígenas.

Essas propriedades são atribuídas ao seu conteúdo relativamente alto de glicosinolatos, um grupo de substâncias armazenadas dentro das células desses alimentos que podem desencadear potente ação antioxidante (combate os radicais livres).

Vários estudos comprovam que a incidência de câncer de mama, útero, próstata, cólon, pulmão, esôfago, laringe e bexiga é extremamente reduzido entre as pessoas que consomem grande quantidade desses alimentos.

Além dos glicosinolatos, as brássicas contém flavonóides e carotenóides que têm ação antioxidante. São ainda boas fontes de fibras, o que auxilia na regulação do intestino e diminui os níveis de colesterol.

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As brássicas ativam ainda as enzimas para destoxificação do fígado, ou seja, retirada de substâncias tóxicas do organismo.

Preparação: Algumas das propriedades desses vegetais, principalmente vitaminas são sensíveis ao calor e a água, assim quanto mais esses vegetais estiverem crus ou bem pouco cozidos, mais preservam seus nutrientes essenciais. O cozimento deve ser preferencialmente a vapor durante o mínimo tempo possível, para diminuir a perda de seus ativos. Além disso, é importante cortar os alimentos e deixar repousar ates de temperar, principalmente com compostos ácidos. Isso porque esse procedimento se faz necessário para que a ação biológica do alimento possa acontecer.

Na hora de comprar: Prefira sempre os produtos frescos. Os congelados passam por um processo chamado branqueamento em temperatura elevada, que pode alterar a composição do alimento.

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Quanto consumir: 1 vez ao dia.

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